UOL HoróscopoUOL Horóscopo
UOL BUSCA

   
Céu de novembro de 2009 por Barbara Abramo

 Novembro começa animado sob a polarização da Lua cheia do dia 2, com sua promessa de confronto e de debate típica desta fase lunar. O Sol, em Escorpião, joga os holofotes sobre a reputação e a atuação do governo federal, interessado em tudo que reforce seu poder. A Lua representa o povo, ligado na luta por mais conforto e bem-estar. Marte, que rege Escorpião, estará em um lento trânsito pelo signo de Leão, tão lento que termina somente em junho de 2010, quando anuncia querelas e chispas diversas entre o Brasil e outros países, por motivos diversos. Uma fase de pressão aberta, de francas divergências sendo colocadas na mesa, especialmente nas esferas política, militar e financeira. Período de debates que esclarecem diferenças entre programas e realidade política, contrapondo também o governo federal com os estaduais até meados de novembro. Os temas em pauta são educação, vias de comunicação, estradas, mídia. Eventos cobrarão dos nossos governantes algumas soluções mais radicais. 

 
No dia da Lua minguante em Leão, signo que tem muita ênfase nas relações internacionais do Brasil, Vênus ingressa em Escorpião e sinaliza, a partir daí, o início de uma fase de conclusão para pendências diplomáticas, Porém sem um final muito feliz ou que honre verdadeiramente nosso governo. Algo não vai sair como esperado, nessa época, e exigirá intervenção até um tanto impositiva por parte do primeiro escalão, em assuntos internacionais. Vênus permanece em Escorpião fazendo alguns estragos na imagem pública do Brasil, até que entre em Sagitário em 2/12, e amenize esse quadro.
 
Para acrescentar mais pressão a esse cenário, o planeta Saturno estará ativando pontos sensíveis do mapa astral do “nascimento” do Brasil independente (07/09/1822, data do famoso Grito do Ipiranga). Saturno é o planeta que representa o limite, o dever, o rigor, o tempo, a responsabilidade, a ordem, a lei, as forças de sustentação dos estados nacionais, o conservadorismo e estará, a partir de agora, exigindo que todas essas suas atribuições sejam respeitadas e levadas em conta de verdade neste nosso país. 
 
Um processo de “cobrança astral” começa e não será leve, nem rápido, e provocará mudanças rápidas e bem visíveis a partir de 2010. Como estamos a dois meses do próximo ano, é bom nos prepararmos, como cidadãos, para enfrentar esse cenário duro que vem chegando. Como é um processo longo e explosivo, que obstaculizará o desenvolvimento de muitos projetos grandiosos ao redor do mundo e que vai mexer de novo nas finanças internacionais, será um assunto recorrente a ser discutido aqui nos próximos meses. Para o momento, basta saber que precisamos nos preparar para essa conjuntura explosiva, essencialmente nos mantendo rigorosos com nossas obrigações, ‘andando na linha’, evitando compromisso com tudo que tem relação com totalitarismo, beligerância, e fanatismo. Explosões de violência pipocarão ainda mais. Transparência é tudo de que Plutão tem medo. Então, a arma para restaurar legitimidades, deveres e responsabilidades é justamente a transparência. Saturno tem a ver com a retidão e a noção de limites. Não ultrapassarmos limites é a primeira consciência de que somos humanos e não deuses acima da moral. Isso vale para todos os que detém poder nas mãos, de agora até setembro de 2010, pelo menos.
 
Ainda em novembro, a economia brasileira pode balançar um pouco, mas sairá revitalizada. Em várias partes do mundo, no entanto, começam os sinais de que uma profunda modificação de paradigma estará em curso nas esferas política e financeira. Mutação esta que tem reflexos de longo prazo e alcance profundo, aparecendo aos poucos até 2014.
 
Ocorre, então, a Lua nova em Escorpião, em 16 de novembro. Este é um momento para semear transformação e regeneração profundas. Surge a oportunidade para partidos e governo focalizarem em que é mais necessário e urgente para detonar mudanças e transformações, somando esforços para que isso aconteça de verdade. No âmbito da política nacional, começa a fase de plantar boa reputação, de lançar projetos que viabilizem ou sustentem a base de apoio do governo. Mas as divergências assumidas ou postas à luz até então dificilmente serão superadas.
 
O Sol ingressa em Sagitário em 22/11 e dá início a uma época de relativo otimismo nacional. Momento de batalhar pelas boas relações com países vizinhos, propor acordos comerciais, contando com Júpiter, o planeta da expansão e da abundância, que retoma movimento direto em Aquário e assim fica até entrar em Peixes, em 19/1/2010, período de crescimento e facilidade para o Brasil. Dias poderosos para a economia chegam com Mercúrio sextil Júpiter (de 28 a 30 de novembro), mas os últimos três dias de novembro sinalizam problemas climáticos e/ou acidentes com transportes.
 
No fim de novembro, o povo brasileiro parece entrar em clima de euforia e sonho, inebriado com futuras maravilhas prometidas, fantasias brilhantes de um amanhã tão belo quanto vago. Júpiter estará em conjunção a Netuno de 25 de novembro até o início de 2010. Seria isso sinal d misericórdia ou provação? Só saberemos quando essa onda passar. Até lá, ela vai trazer também coisas boas: cinema, esportes, música e festas, demonstrações comoventes da poderosa, variada, original e desconcertante cara do Brasil.
 
Quanto ao panorama internacional, o mês já traz os primeiros indícios de problemas graves na esfera econômica, mas que também envolve questões como legitimidade do poder estabelecido, coesão dos estados nacionais em relação a forças econômicas poderosas que agem acima dos governos etc. Pode haver retração dos mercados a partir da Lua minguante até a nova e um ceticismo crescente em relação a política externa norte-americana repercutirá na economia deste país. De muitas formas, começa o longo período em que os Estados Unidos terão de enfrentar oposições violentas de fora e problemas sérios dentro de suas fronteiras.
 

Compartilhe:



    HORÓSCOPO DO DIA
    por Barbara Abramo
    Áries
    21/03 a 20/04
    Touro
    21/04 a 20/05
    Gêmeos
    21/05 a 20/06
    Câncer
    21/06 a 21/07
    Leão
    22/07 a 22/08
    Virgem
    23/08 a 22/09
    Libra
    23/09 a 22/10
    Escorpião
    23/10 a 21/11
    Sagitário
    22/11 a 21/12
    Capricórnio
    22/12 a 20/01
    Aquário
    21/01 a 19/02
    Peixes
    20/02 a 20/03
    TUDO SOBRE SIGNOS

    Hospedagem: UOL Host