UOL HoróscopoUOL Horóscopo
UOL BUSCA

   
Céu de março de 2011 por Barbara Abramo

 

Mês movimentado, março traz o ingresso definitivo do revolucionário Urano no impetuoso e inovador Áries, o ano novo solar que começa na noite de 20 de março, desta vez regido por Mercúrio, e também abre a temporada de muitas quadraturas e oposições entre planetas sociais, apontando eventos inesperados que irão sacudir a economia e a política mundial por todo o ano de 2011.

A entrada de Júpiter em Áries, em janeiro, iniciou a onda de revoltas que sacode o norte da África, num movimento de renovação que tende a se espraiar por outras regiões. Já nos primeiros dias de março, o planeta da justiça forma quadratura com Plutão e representa a luta por justiça contra autocracias, governos autoritários e ditaduras que teimam em manter um controle absoluto num tempo de diversidades e novos arranjos políticos e sociais.

O mês começa sob o clima fértil de uma Lua nova em Peixes no dia 4, semeando idealismo, romantismo e inspiração a todos. Nesta primeira semana de março, Vênus inicia seu caminho anual pelo irreverente e improvisador Aquário e abençoa o Brasil com encantos mil. E, logo de cara, embarga Plutão e mexe no valor das riquezas extraídas do subsolo e nas commodities. Ainda bem que o otimismo, a fartura e a prosperidade voltam a brindar o mundo entre 8 e 11 de março, com Vênus e Júpiter em harmonia. Será também aí que surgirão saídas equilibradas de pacificação das regiões em luta.

Cabe aqui um parêntese sobre esse assunto tão candente e atual das lutas e dos ataques a poderes estabelecidos, que extrapolam a realidade brasileira. Sim, as lutas devem se disseminar por vários países – China incluída. A China é um capitulo à parte, pois vive um momento de reordenação de poder com Saturno em Libra exigindo atualização dos mecanismos de controle políticos, representado por Plutão. Aliás, é justamente este Plutão que está sendo chamado a dividir seu poder. Todos os conflitos, que ocorreram desde janeiro último e que ainda irão ocorrer durante o ano de 2011, terão este caráter. Em outras palavras, trata-se de confrontar a relevância e a necessidade real de certas estruturas de poder político e econômico. Este é um processo lento, que começou em 2008, e que se torna mais e mais acirrado em 2011, culminando com a mudança radical do cenário no qual se desenrola o drama dos interesses econômicos e políticos mundiais.

Voltando ao Brasil, na segunda semana de março, temos a entrada do planeta da comunicação,  Mercúrio, no impulsivo Áries, o que denota a inclinação geral por soluções ousadas e heterodoxas em todos os campos da vida. Além disso, Mercúrio em Áries pode trazer, entre 10 e 18 de março, algumas novas leis ou implantação de regras financeiras no Brasil que poderão causar grande debate nas Câmaras e Senado. Este período polarizado culmina com a Lua cheia em Virgem, em 19 de março, que destaca o grande impacto e a extensão de ajustamentos nas regras de bancos e na área financeira em geral. Podemos esperar novidades que envolvam impostos, taxas a recolher ou a devolver etc. O processo segue animado e acalorado até 28 de março. 

Entre 14 e 18 de março, movimento, medidas de contenção econômica e muito bate-boca estão anunciados pelos aspectos tensos entre Mercúrio, Saturno e Plutão, de um lado, e por Vênus e Saturno, de outro. Temas como educação básica, vias e estradas de comunicação, serviços públicos para a população e saúde pública ocuparão o tempo de debates nas Câmaras e Senado, dando bastante material para as manchetes da mídia.

Neste ínterim, Saturno acaba com as ilusões e fantasias de Netuno, extirpa soluções precárias e clama por respeito a leis. De 19 a 28 de março, o braço da lei será longo, efetivo e justo sobre os que acreditavam na impunidade.

Na noite do dia 20 de março, o Sol entra em Áries e inaugura o ano novo zodiacal. Desta vez ele é regido por Mercúrio, o planeta da comunicação, da medicina e que também governa o comércio.

Para o Brasil, o novo ano zodiacal promete realismo e prudência com a Lua em conjunção a Saturno, denotando um período para “arrumar a casa”, trabalhar com paciência os limites do desenvolvimento e apostar em soluções inovadoras que sirvam de exemplo para outras economias. Quatro astros em Áries reforçam esta tendência, que no nosso país deve ser manifestar no campo dos serviços públicos. Mas nem só de pé no chão vai se inspirar o brasileiro em 2011! No mapa do ano novo solar Vênus e Netuno em conjunção falam de inspiração e sonhos, beleza e moda, aquecimento dos mercados relacionados a cinema, industria fashion e comunicação de longo alcance. O Brasil poderá sediar algum encontro deste tipo ou ser reconhecido internacionalmente por sua expressão nestes campos.

Dilma Roussef como representante do poder é simbolizada pela Lua, em posição discreta na casa 12, e refém de Saturno, que domina o campo das oposições. Este sinal astrológico indica uma possibilidade de negociar além do que ela gostaria com setores oposicionistas. Porem, um contato harmonioso entre a Lua e Vênus fala de acordos, construídos sobre ideais e inspirações comuns.

O ano zodiacal de 2011 será marcado mundialmente pela oposição entre Júpiter e Saturno, sinal de percepção coletiva aguda de novos ideais que contemplem a exigência de justiça e harmonia social. A luta entre respeitar a justiça formal ou fazer justiça com as próprias mãos será um tema que promoverá reflexões, e novos pactos nascerão daí. Para não transformar o mundo em um palco de filmes de faroeste, serão necessárias novas e justas medidas, postas em ação por entidades e instituições que sejam respeitadas por sua equidade e correção ética.

Teremos um ano memorável, nada tedioso, em que será possível enriquecermo-nos com novas soluções para antigos problemas da humanidade. Basta querer, pois os dados serão lançados no céu.

Compartilhe:



    HORÓSCOPO DO DIA
    por Barbara Abramo
    Áries
    21/03 a 20/04
    Touro
    21/04 a 20/05
    Gêmeos
    21/05 a 20/06
    Câncer
    21/06 a 21/07
    Leão
    22/07 a 22/08
    Virgem
    23/08 a 22/09
    Libra
    23/09 a 22/10
    Escorpião
    23/10 a 21/11
    Sagitário
    22/11 a 21/12
    Capricórnio
    22/12 a 20/01
    Aquário
    21/01 a 19/02
    Peixes
    20/02 a 20/03
    TUDO SOBRE SIGNOS

    Hospedagem: UOL Host