| Aniversário do Brasil O Brasil completa mais um aniversário de sua independência em 7/9 próximo e analisando o mapa astral desta data podemos ter uma idéia mais clara do que nos espera nos próximos meses. Por meio da técnica do retorno (ou revolução) solar, descobrimos tendências que dão o tom geral dos 12 meses que vão de setembro de 2007 a setembro de 2008, quando o Brasil completará mais um aniversário.
Para o próximo ciclo, devemos esperar mais consciência coletiva sobre a natureza, o meio ambiente, e a preservação dos biomas e dos ecossistemas ameaçados. A presença de Saturno em Virgem destaca a preservação dos recursos naturais como assunto que irá emergir com importância crescente no Brasil. Além disso, as relações internacionais estarão em foco, tanto com os países vizinhos, quanto com os mais distantes. É possível que o Brasil feche acordos comerciais e legais importantes com países longínquos. Nesta área, a atuação do governo federal terá destaque nacional e internacional. Neste sentido, dezembro de 2007, março, abril, junho e julho de 2008 serão decisivos. O Brasil terá oportunidade de se destacar no cenário diplomático internacional, provavelmente na primeira semana de março e na primeira semana de junho de 2008.
Os servidores públicos (todas as categorias que os englobam) estarão em evidência durante todo o período de 2007 e 2008. Variações, mudanças, oscilações, preocupações e cuidados se multiplicarão em relação a eles, mas a tendência será para a reformulação e simplificação de burocracias que também incidirão nas políticas previdenciárias.
Esse foco na preservação da natureza e nas relações internacionais poderá contrabalançar as tendências turbulentas que ameaçam seriamente a situação confortável de popularidade e aceitação dos dirigentes do governo. À parte, estão as oscilações econômicas e financeiras anunciadas pelo eclipse solar de 11/9, que irão afetar o Brasil e algumas instituições ligadas a bancos. Poderá haver uma surpreendente derrocada ou crise de um deles de setembro a dezembro de 2007. Além disso, será difícil negociar dívidas com países e o Brasil terá de mexer nos juros, contrapondo-se à política esperada. Talvez haja substituição de ministros ligados a economia, ao setor bancário etc.
Haverá, no campo político, clima de confronto e debate mais claros e agudos. As oposições ao governo estarão francamente ativas. Quem ganha com isso é o eleitor e o cidadão, que terão mais elementos para escolher seus governantes, já que o debate e as críticas são típicas de regimes democráticos. A própria idéia da democracia será discutida e debatida muitas vezes. O foco da atuação das oposições se situará nas leis, na ética e nos problemas que ainda teremos de enfrentar no setor de transportes (aéreos e terrestres). Os meses de novembro de 2007 a abril de 2008 serão mais ativos neste sentido. Júpiter entrará em Capricórnio no final de 2007, tornando prósperas e fortes as alianças políticas entre grupos de oposição ao governo Lula.
A presença de Saturno em Virgem torna mais sérias e urgentes as medidas de controle sanitário na pecuária, agricultura e saúde pública. São setores em evidência, que precisarão ser reestruturados com medidas de bom senso que garantam a eficiência dos métodos. Talvez o Brasil tenha de se mexer para lidar com alguma epidemia internacional ou com um problema ligado à destruição da natureza. | |