UOL HoróscopoUOL Horóscopo
UOL BUSCA

   
Horóscopo de dezembro de 2009 por Barbara Abramo

Capricórnio - 22/12 a 20/01


Como acontece todos os anos, você começa o mês passando sua vida a limpo. O processo alcança seu momento mais profundo durante os três primeiros dias da Lua nova em Sagitário, que desta vez ocorre em 16 de dezembro. Até lá, vale diminuir o ritmo.

128K

A primeira semana de dezembro é positiva para rever a rotina, mas o objetivo é ajeitar sua vida, não se encher de mais coisas para fazer. Leves ajustes e a introdução de práticas novas no dia a dia serão mais eficientes nessa época do que mudanças radicais. É mais um momento de ajustamento para corrigir pequenos desvios e erros do que para iniciar algo novo.

Vênus em Sagitário inspira uma disposição mais aberta para fazer adaptações, incorporando conselhos e dicas de amigos, conhecidos, familiares ou até mesmo especialistas. Ou seja: você não estará fechado a mudanças que podem ser muito positivas para melhorar sua qualidade de vida. Ponha em prática essas dicas e sua vida irá se tornar mais leve, arejada e estimulante. Só você sabe como está precisando disso agora.

Na primeira semana do mês, Mercúrio também ingressa em Capricórnio. Esse planeta, que representa a mente prática, a comunicação e a expressão, sinaliza uma percepção profunda e uma poderosa capacidade de entender o momento atual de sua vida e para onde você quer ou precisa ir.

Mercúrio, ao ingressar em Capricórnio, forma aspecto com Plutão, forte indicação de avanço intelectual e espiritual, mente aguda e penetrante. Isso conota a busca por grandes alturas, dentro de você mesmo, para rever e repensar estruturas e certezas. Num campo mais concreto, é o momento de tocar adiante um assunto relativo a estudos universitários, viagens, publicações e entrosamento com associações de cunho filosófico e espiritual para seu crescimento intelectual e existencial.

Sabe aquela viagem que você estava querendo fazer? Pois então, chegou a hora de começar a organizá-la. Dezembro é um bom mês para aproveitar o embalo da Lua minguante, que, neste mês, acontece no prático, minucioso e eficiente Virgem em 8 de dezembro, o que é favorável a você, pois tanto Capricórnio quanto Virgem são signos de elemento Terra. Isto é, agem do mesmo jeito, no plano concreto, por meio do trabalho duro e movidos a ambição.

Na tarde do dia 21 de dezembro, o Sol ingressa em Capricórnio. Sinal de mais vida, alegria, boa disposição e vibração! Com a força total do astro-rei vibrando a seu favor, começa a temporada ideal para fazer planos para os próximos meses. Inclua aí uma boa dose de otimismo e versatilidade para enfrentar as surpresas, novidades e eventos inusitados que a vida lhe reservará em 2010.

Você terá de aprender a não lutar contra a corrente com Saturno em quadratura a Plutão até início de março de 2010. Essa tensão astral tem impactos coletivos, mas incide de forma concentrada no seu signo, especialmente se você nasceu nos primeiros dias dele. Reformular os métodos pelos quais você controla sua vida é algo amedrontador, mas muito necessário até março. Muitos projetos ficarão parados, à espera de decisões alheias sobre as quais você não terá muito controle. É como se chegasse o momento de acatar forças maiores, regulando a vontade de reformar sua própria vida. Cortes podem acontecer – é um capítulo da sua vida que está chegando ao fim. Nenhum corte acontece sem alívio ou dor, e você poderá sentir ambos em momentos alternados.

O fim de dezembro permite a você um momento de mais leveza. Sua competência poderá ser requisitada de muitas formas, e você tem como dar um show de capacidade sem fazer força, o que vai lhe render muita confiança e credibilidade daí em diante.

Um eclipse lunar em Câncer no Réveillon, porém, anuncia uma virada importante de cunho emocional e perceptivo. Esteja atento.
 

Saúde

A melhor época para cuidar da saúde vai até 18 de dezembro. É bom estar atento aos sinais de que seu corpo lhe envia e não deixar as emoções de lado. Muitas vezes, uma caminhada no parque depois do trabalho ou um sábado passado num spa podem fazer milagres por sua saúde emocional e mental. Não abra mão desses pequenos expedientes. Capriche no cuidado da pele entre 3 e 5/1, quando Vênus estará em sextil Saturno, sinalizando efeitos duradouros e um resultado bem agradável. A resistência física geralmente melhora depois do aniversário, mas nem por isso você precisa exagerar. Aspectos tensos entre Vênus e Saturno indicam que sua forma física pode ficar comprometida se você se entregar aos prazeres da mesa sem medida!
 

Amor

O amor fica um pouco em segundo plano até a entrada do Sol em seu signo em 21 de dezembro. A tendência geral é a de que você se sinta mais solitário e com menos tempo para estar com quem ama, ao mesmo tempo em que tem de fazer mais sacrifícios e se desdobrar mais em nome dos seus entes queridos.

Para os capricornianos solitários, a aridez desse deserto anunciado pode ser em parte neutralizada com a boa convivência com os amigos na primeira semana do mês.

Já os comprometidos contam com Saturno e Vênus em harmonia, assegurando compromissos duradouros de 3 a 5 de dezembro, mas nada de excitações e surpresas.

Vênus entra em Capricórnio no dia de Natal, assinalando poder de atração. Nesse mesmo dia, o cenário astral estará agitado, com a Lua crescente em Áries ativando seu lar e sua vida doméstica. Preparativos para as festas, uma viagem programada ou mesmo a chegada de parentes distantes podem tornar o ambiente mais agitado, bagunçando sua vidinha organizada e controlada. Deixe-se levar um pouco pelas surpresas do momento. Não queira ter tudo tão certo e controlado. isso seria impossível, além de ser muito desgastante lutar contra a corrente quando ela é mais forte do que nós.

Na virada do ano, a Lua cheia acontece com um eclipse lunar em Câncer. Uma semana antes, em média, já é possível sentir que seus relacionamentos tendem a ficar mais sensíveis e oscilantes. Por que relacionamentos? Porque Câncer é o signo complementar ao seu e incide em suas relações estáveis de qualquer natureza. Possivelmente, com o eclipse chegará o momento de tomar uma decisão a respeito de um relacionamento. Depois você terá de seguir adiante com coragem e alegria. Como é um eclipse lunar, o passado vai embora rapidamente, dando lugar a novas possibilidades. Só para lembrar: um eclipse costuma vir acompanhado de uma crise aguda. Geralmente, diz respeito a problemas que já vinham se arrastando sem solução ou sem o devido empenho para resolvê-los. Com o eclipse, tudo fica mais urgente, de onde nascerá a solução.
 

Finanças

Seu regente, Saturno, segura a realização de empreendimentos de fôlego e de longo prazo até março de 2010. Faça o possível, mas sem se descabelar. Em jogo estão considerações de caráter coletivo, mudanças e transformações lentas e profundas que incidirão indiretamente sobre sua liberdade de fazer as coisas no seu ritmo e do seu jeito.

O fator trabalho entra em primeiro plano com Marte em Leão durante todo o mês. Há rivalidade, competições e provas pela frente, além da necessidade de entrar em acordo com sócios e clientes e pessoas para cujos desejos e opiniões habitualmente você não daria a mínima importância. De muitas formas, seu desempenho pode ser barrado ou impedido pela má vontade dessas pessoas, daí a importância de cultivar um comportamento atencioso para com elas.

Marte retrograda a partir de 20 de dezembro. Projetos que você tenciona realizar com colaboradores ou sócios poderão sofrer demoras ou adiamentos, mas você tem até março de 2010, que é quando Marte retoma seu movimento direto, para realizá-los. Daí em diante tudo vai fluir bem melhor.

Pode surgir um trabalho rentável de última hora na terceira semana. Vênus em sextil a Júpiter anuncia que, de 20 a 22 de dezembro, sua reputação vai render louros em termos financeiros. O segredo é ser bastante otimista e expansivo, entusiasmar as pessoas com notícias boas, dar a elas uma dose de fé e otimismo. Instigue nelas a certeza de que terão capacidade de enfrentar a vida como ela é, com seus altos e baixos, sem se deixar abater por ilusões.

Tenha maior controle sobre seus gastos – o cenário astral está bastante confuso e sua mente idem. Fique atento às contas domésticas e familiares – o risco de engano é maior na última semana de dezembro.
 


Compartilhe:


    TUDO SOBRE SIGNOS


    Hospedagem: UOL Host