UOL HoróscopoUOL Horóscopo
UOL BUSCA

   
Horóscopo de setembro de 2009 por Barbara Abramo

Capricórnio - 22/12 a 20/01


A luta entre o preconceito e a inspiração será intensa este mês para os capricornianos. Você já é uma pessoa que costuma ter uma visão realista e pragmática da vida e dos seres humanos e talvez por isso mesmo esteja mais preparado para captar o sentido mais profundo do cenário astral de desafios que setembro traz.

 

128K

 

O fim das ilusões no campo das ideias será acompanhado de uma necessidade urgente de reciclar o pensamento e de se tornar mais sensível ao ambiente. Será preciso mudar, até mesmo, o jeito pelo qual você se comunica com as pessoas, sejam elas próximas ou não.

 

A oposição entre seu regente Saturno --que está há meses no signo irmão de Virgem-- e Urano, que se encontra no polo oposto, representa esse movimento de integração e reciclagem para você. Imposições da realidade o levarão a ver a vida de um outro modo, mais livre e leve!

 

Isso tudo não é algo que surge do nada, mas sim de um movimento que vem se desenhando há tempos. Quando a oposição entre esses dois planetas se fez mais forte, justamente cerca de um ano atrás, houve a crise internacional. Essa crise pode ter obrigado você a rever planos de expansão e de viagens, e de algum modo alterou sua relação com o mundo externo. No entanto, você soube integrar o momento e extrair dele alguma oportunidade de aprendizado e entendimento, justamente pela posição que seu signo ocupa em relação aos signos envolvidos na oposição: Virgem e Peixes.

 

De modo indireto, a crise não foi de todo ruim para você, ou pelo menos você soube se equilibrar nela. Porém, o movimento continua e agora está chegando ao ponto mais importante para, então, se dissolver. E tudo isso acontece em meio a uma conjuntura astral que traz oscilações adicionais e amplia o impacto e a relevância desse movimento de conscientização planetária.

 

É claro que, como em todo mês de setembro, durante o período em que o Sol transita em Virgem, você conta com uma percepção mais apurada da realidade, o que lhe permite ver além do imediato com mais facilidade. Justamente esse poder sustentará suas ações nesse mês turbulento. Sua experiência de vida será decisiva também e nisso, os capricornianos mais vividos ganham dos mais jovens, especialmente nos dias em que o Sol iluminar Saturno, como de 16 a 18, um dos períodos mais críticos do mês. A pedida é, então, conscientizar-se e mudar --talvez radicalmente-- em alguns aspectos de sua vida cotidiana.

 

Acontecimentos envolvendo pessoas próximas como um irmão, primo, parente ou um amigo de infância, podem ser os eventos desencadeadores de todo esse processo. Questões legais, filosóficas, ideológicas, partidárias, espirituais também. Setembro é um ótimo mês para você se submeter a uma iniciação religiosa e espiritual, desde que mantenha aberta sua mente e seu coração para o entendimento das lições do presente imediato e consiga integrá-las nesse movimento.

 

Um assunto complicado é viagem; outro, a universidade --mestrados, doutorados, bolsas. Surpresas envolvem seus planos em relação a esses tópicos. Se você tem uma pendência legal, em setembro terá de tomar uma decisão inovadora a respeito.

 

Vênus atinge Virgem no dia 22 e melhora seu astral e sua saúde, mas sinaliza um pragmatismo que pode torná-lo mais áspero e difícil de lidar. A partir daí, você terá como reavaliar até mesmo algumas ambições e objetivos de vida. Porém, sua capacidade de se comover ou de se envolver com as pessoas poderá diminuir por causa de uma excessiva timidez, preocupações com o futuro ou assuntos relativos ao que foi explicado acima: viagem, estudo ou processo legal.

 

Será imprescindível espantar os pensamentos negativos e ver o lado ruim das coisas na segunda e terceira semanas. Isso pode fazer muito mais mal a você do que aos que estão do seu lado. Evite comentários ácidos e críticos nesses dias e, especialmente de 16 a 19, quando a conjuntura astral estará mais pesada e difícil.

 

Saúde

Na sequência da Lua crescente em Capricórnio, no dia 26, você conta com dias favoráveis para cuidar da saúde. Aproveite para investir mais nela e na aparência! Com os ótimos aspectos de Mercúrio a Marte nos dias 27 e 28, o capricorniano poderá iniciar ou retomar tratamentos e cuidados com a aparência e saúde, com garantia de resultados benéficos. Alguns problemas crônicos de sua vida atingirão um ponto culminante e terão de ser superados por meio de estratégias originais, inventivas e inéditas, afinal de contas, esse é o modo de integrar uma visão sensata da existência à criatividade mental.

 

Amor

Os capricornianos comprometidos ou que namoram firme precisarão compreender que seus parceiros necessitam de tempo, liberdade e condições para tocar assuntos pessoais. Não queira ter todas as respostas, porque o destino pregará peças em você, e também não tente manter controle sobre todos os passos deles. Esse será o melhor jeito de preservar a qualidade das suas relações amorosas e íntimas em todos os sentidos.

 

Para um momento de descontração e extravasamento amoroso e sensual, a primeira semana é a melhor. Mais ao final do mês, entre os dias 28 e 30 de setembro, o erotismo e a conexão sentimental estarão em alta. Aproveite!

 

Os capricornianos solitários que estão apenas paquerando ou vivendo casos descompromissados terão um mês movimentado e serão pressionados para tomar algum tipo de decisão entre a segunda e a terceira semanas do mês.

 

No dia 18, a Lua nova em Virgem anuncia um bom período para iniciar um romance mais sério. No entanto, você terá que manter os pés no chão e evitar envolvimentos com pessoas problemáticas demais. Tente evitá-las. 

A temperatura tórrida da terceira semana também fala de um envolvimento amoroso possível entre você e uma pessoa de seu passado, que retornará depois de muito tempo.

 

Mercúrio retrógrado, Vênus em trígono a Plutão e, finalmente, Mercúrio em conjunção à Saturno, acentuam a seriedade e o clima de atração irresistível ampliada por um clima de predestinação que pode arrastar você para uma vivência profunda e problemática.

 

Em setembro, a família será um dos setores da sua vida sentimental mais ativos. Eventos dramáticos envolvendo parentes próximos como irmãos, tios e primos convocarão sua atenção e cuidado, além de sua compreensão e conversa inspiradora. É possível que um episódio venha a luz entre os dias 14 e 23, fique ligado e mostre simpatia, compreensão e capacidade de aceitar as pessoas queridas como elas são de verdade. 

 

A partir do dia 22, o Sol em Libra ressalta a importância das relações equilibradas, o que será um dos pontos fortes do mês dessa data em diante. Ponto para você, que estará ligado e sensível para harmonizar demandas externas e sentimentais. Mostre que sabe dar valor a quem ama e desfile por aí com seu amor fazendo o maior sucesso!

 

Ótimos dias para namorar são 3, 5, 7, 12 e 29.

 

Finanças

Setembro traz expansão e mudança de rota no trabalho. Para os capricornianos que trabalham por conta própria, isso se fará sentir com mais contundência. É possível que um fornecedor suspenda pedidos e obrigue você a ser criativo em busca de novas fontes. Analise se a comunicação com os clientes está falha e dando margem a desentendimentos. Encare esses pontos e tente melhorá-los.

 

Procure manter todos os papéis da empresa em ordem, avaliando com o contador cada documento e prazo de pagamento de taxas. Na primeira e segunda semanas do mês, negocie com o gerente do banco um empréstimo para pagar o que está pendente. Não deixe isso rolar até o período crítico de 21 a 24, pois será bem mais complicado para você resolver o problema.

 

Mercúrio em Libra retrógrado e Marte em Câncer delineiam disputas e desentendimentos com sócios e clientes. Mas no fim de setembro há chances de rever um cliente indeciso, fique de olho!

 

Se você tem sócios, recursos comuns serão fundamentais para dar a partida em algo maior, mais moderno e de acordo com a demanda na segunda semana. Não espere mais.

 

Quem trabalha recebendo comissões, ou espera receber um bem de fora como, por exemplo, por motivo de decisão judicial, tem nos dias 20 a 22 a chance de ver suas expectativas resolvidas. Se for preciso, vá atrás e peça atenção para o seu caso!

 

Os capricornianos que trabalham como empregados de uma empresa precisam ficar de olho na boa comunicação com os chefes a partir da segunda semana. Nesse período, Mercúrio retrograda em Libra e sinaliza erros que podem abalar sua imagem na empresa. Reveja tudo antes de passar adiante, especialmente para seu chefe.

 

Se você pretende viajar a trabalho, prepare-se para mudanças de planos ou dificuldades burocráticas. Saturno e Mercúrio adiam, impedem ou atrasam voos, reuniões e emissão de bilhetes aéreos. Além disso, acidentes de percurso podem ocorrer entre os dias 16 e 22, quando a conjuntura astral explosiva de Mercúrio e Urano acrescentam pressa e preocupação.

 

Após o dia 22, quando o Sol entrar em Libra, você estará sob uma luz especial, em que tudo que faz será ressaltado e avaliado. Também pelo chefe, claro! Com ele, se você plantou boas relações, colherá bons resultados. Se não, espere problemas.

 

É aconselhável minimizar a importância das rivalidades. No seu ambiente de trabalho, os rivais tendem a estar mais ativos, mas nem por isso seu chefe dará a devida importância a eles. Fique de olho na sua reputação e não se precipite aceitando desafios fora de propósito, só para estar adiante de seus rivais.

 

No campo financeiro, setembro pode ser um mês bastante dinâmico, oscilando entre a relativa tranquilidade da primeira e da última semana, e a pressão e competitividade das duas semanas centrais.

 

Como o cenário mundial estará delicado, o melhor é não arriscar em compras e endividamentos demorados. Mercúrio também adiciona atrasos em documentos de compra e venda de imóveis. Seja sensato e comedido em seus gastos este mês.

 


Compartilhe:


    TUDO SOBRE SIGNOS


    Hospedagem: UOL Host