UOL HoróscopoUOL Horóscopo
UOL BUSCA

   
Horóscopo de dezembro de 2008 por Barbara Abramo

Leão - 22/07 a 22/08


O foco de dezembro é a expansão de seu espaço, a conquista de novas oportunidades e a vitória sobre as dificuldades. O seu humor tende a ser suavizado pelas provas de sucesso e você vai brilhar por sua generosidade, otimismo e golpe de vista. O Sol em Sagitário lhe é superfavorável, e o Sol conjunto a Marte, no mesmo dia em que acontece a Lua crescente em Peixes (5/12), reúne intuição, garra, espírito criativo e sensibilidade. O seu mundo ganha novas cores com a chance de expandir conhecimento, viajando ou se relacionando com gente de fora de seu círculo. Um dia de muita energia, sem dúvida.

128K


O chamamento social se intensifica em dezembro e a maioria de suas intenções volta-se para o mundo objetivo das trocas e dos interesses, das relações mais formais. Um pouco de chatice, em nome de algo maior, pense assim, leonino.

É possível que você fique muito inquieto e chateado em meados de dezembro. Marte arma um ângulo tenso com Saturno (15/12) e vai ser difícil obedecer ordens, acalmar o espírito e acertar o passo com as demandas do tempo. A fase em curso nesta época é a cheia, o que geralmente intensifica a força das emoções e dos sentimentos. O resultado é que você tem um periodozinho delicado para enfrentar aí. A origem do problema pode estar em seu medo de aceitar encargos que julga pesados demais, em contradição a uma vontade forte de aceitar um desafio que promete expandir suas chances de autonomia.

Ainda bem que chega a Lua minguante (19/12) e, a partir daí, será mais fácil você usar a cabeça e definir melhor as suas opções. Dezembro começa a ser o mês das festas e das confraternizações justamente na época em que a pressão emocional baixa e as manifestações de espontaneidade afetiva diminuem. Aproveite o embalo e convoque os amigos para pequenos folguedos intimistas e seletos, já que as badalações e festas ficam um pouco de fora desta onda energética do final de dezembro.

Nos últimos dias de dezembro vale a pena investir em dois esforços básicos. O primeiro, de manter o astral positivo, a mente elástica e longe de pensamentos tristes, graves e preocupantes, pois o contato que Mercúrio forma com Saturno, um dia depois do Natal, inclina a dúvidas e questionamentos sobre seu valor pessoal, que podem minar sua autoconfiança e crença na vida. Já o segundo cuidado tem a ver com a rotina de vida. Para isso, evite programas em locais desconhecidos com pessoas que não sabe quem são direito. Desta vez, Mercúrio e Plutão - ambos em Capricórnio - anunciam problemas para você, não dê mole para a tensão nestes dias.


Saúde

De modo geral, sua saúde tende a ser boa em dezembro. No entanto, vale a pena ter cuidado com excessos em 15/12, evitando esportes violentos e pesos exagerados, pois os aspectos tensos entre Marte e Saturno indicam torções, problemas ósseos e certo cansaço, associado com pouca paciência. É bom evitar um ritmo trepidante neste dia.
Depois, em 27/12, Marte entra em Capricórnio, acontece a lunação neste mesmo signo e Vênus forma um contato estreito e forte com Netuno. Este é um período delicado para sua saúde que merece cuidados. Talvez você tenha de iniciar um tratamento médico rigoroso nesta época, que, em todo caso, traz a chance de uma profunda limpeza emocional e física. A lunação em Capricórnio favorece cuidados com a estrutura de vida. É bom que você mexa nisso, escolhendo as atividades prioritárias e evitando a melancolia, desânimo e todas as tendências críticas do signo em prol de sua saúde. È bom lembrar que Marte, em seguida, forma um aspecto forte com Plutão que entrou definitivamente em Capricórnio na virada de setembro para outubro. È o caso de pensar seriamente numa mudança radical de estilo de vida, em sinal de respeito à sua saúde e vitalidade. Dê a partida para isso em 28/12 e veja os poderosos resultados regenerativos desta mudança nos próximos meses.


Amor

A presença de Vênus em Aquário desde 7/12 é mais uma benção do que a promessa de grandes badalações sociais. Benção de encontrar pessoas que professem valores e inclinações semelhantes. O planeta do amor, do contato social e das afetividades pródigas estará enviando vibrações quentes, de união mental e interesse entre você e as pessoas que cruzarem seu caminho. Sensivelmente atraído por rostos agradáveis e presenças desenvoltas, você facilmente será arrastado pelo clima de promessas idílicas, sonhos a dois e união de propósitos. Com a entrada de Vênus em Aquário, que é seu signo complementar, também se espera que em algum momento de dezembro aconteça o encontro deste planeta com Netuno. Esta condição acontece logo depois do Natal, intensificando ainda mais a tendência de se encantar com as pessoas, vendo nelas muito mais a projeção de seus desejos, sonhos e esperanças, do que amando-as ou desejando-as como elas são.

Apesar deste clima de idílio e promessas anunciadas, é bom você adiar decisões que precisam ser pautadas pela prudência. Um caso de amor romântico, quente e maravilhoso pode até acontecer e ser motivo de sobra para você se entusiasmar neste final de ano, mas para decidir algo como casamento ou estabilidade mais a médio e longo prazo é aconselhável aguardar pelo menos até fevereiro de 2009.

Em 2009, com Júpiter ingressando em Aquário, é possível que grandes decisões tenham vez, como um casamento, o nascimento de filhos etc. Por agora, fique ligado nas chances de se aproximar de quem ama. Lembre-se de que os últimos dias de dezembro são mágicos e decisivos neste sentido, com aquele encontro entre Vênus e Netuno criando o clima de união idílica, namoro e entendimento sentimental, e, por outro lado, Mercúrio e Saturno dando a você a mente prática e a segurança de saber quais são seus dotes, talentos e valor, e ter certeza de que vai acertar na sua escolha. É também o momento dos grandes papos esclarecedores.


Finanças

A segunda semana é ótima para reforçar projetos com clientes e sócios. Invista em maleabilidade e ganhará recursos insubstituíveis. Negócios com estrangeiros ou dinheiro que vem de outros países podem ter relação com esta onda de sucesso. Se você precisar, apresse-se em mostrar ao seu chefe que está livre para viajar a fim de conquistar novos clientes. Contudo, tenha cuidado com seu dinheiro em 13/12, quando Saturno faz tudo demorar ou ser bloqueado neste sentido. Este não é o melhor dia para iniciar um projeto de longo prazo; aplicações feitas aí tendem a perder valor conforme o tempo passar.

A época de cortar gastos para você começa com a Lua minguante em Virgem (19/12). Você tem de ampliar seu espaço, mas as considerações financeiras se tornam fundamentais em sua escolha de como e quando fazer isso, a partir desta data. Os valores da discriminação e da organização serão importantes trunfos nesta avaliação.
Valores intrínsecos ao signo de Virgem, que poderão orientar você de modo bastante prático e objetivo nestas considerações. Ao mesmo tempo, Mercúrio e, em seguida o Sol, entram em Capricórnio, exaltando o papel da mente, em relação ao seu trabalho. Responsabilidade no gerenciamento e na administração das tarefas e dos deveres será seu trunfo e base sólida em que calcar sua subida na escala social da empresa, algo que vem se delineando com mais força e se tornará provavelmente uma realidade no ano que vem. Se você tem um sócio, é a hora de suar a camisa para angariar confiabilidade e segurança.

Até quase o final de dezembro, aproveite o embalo astral para investir em ampliações da empresa, viagens e contatos com pessoas de fora, que irão enriquecer sua visão com métodos mais ousados. Talvez seja bom estrategicamente reservar um dia para reunir a equipe e estimular as pessoas com mensagens de esperança e garra para o ano que vem. Se possível, faça isso antes de 27/12, pois daí em diante o clima se torna mais impulsivo e intimista, pouco afeito a exageros afetivos, mas positivo para aprofundamento emocional.


Compartilhe:


    TUDO SOBRE SIGNOS


    Hospedagem: UOL Host