UOL HoróscopoUOL Horóscopo
UOL BUSCA

   
Horóscopo de janeiro de 2009 por Barbara Abramo

Leão - 22/07 a 22/08


Um ano de promessas começa para você. Os ventos renovadores de Aquário começam a soprar em sua direção, avisando que a época de agir sozinho terminou, pois Júpiter entra em Aquário (5/1) ampliando sua curiosidade sobre a vida. É um tempo de ânimo, de descoberta, de crescimento e expansão.

128K


Daqui até o final de 2009, você ficará mais aberto e simpático às pessoas e precisará contrabalançar posições rígidas, tornando-se mais flexível para dialogar com todo tipo de gente. Isso vai acontecer ao longo dos próximos meses porque a vida colocará a você horizontes mais interessantes, e, para seguir por ele, precisará ir além do seu mundo de certezas. No final de janeiro, com três astros em Aquário, vai ser mais fácil romper o isolamento intelectual, mesmo porque você será instado pelo mundo a argumentar, defendendo pontos de vista nos quais acredita para pessoas muito diferentes de você.

Note que, ao ceder a esta necessidade, você estará conhecendo pessoas que irão fortalecer seu senso de valores, talvez porque terá de discutir com elas seus pontos de vista. Além disso, a chance de aprender vai envolver você no replanejamento da vida. Como um sinal, você pode ser convidado a participar de uma agremiação ou entidade que tem tudo a ver com você.

Tanto Capricórnio quanto Aquário são signos ligados ao tempo, pois são regidos por Saturno. Tempo, controle e planejamento serão os fatores fundamentais em suas escolhas.

A presença do Sol em Aquário marca um período de seis meses em que sua atividade mundana, externa, irá refletir as suas qualidades, e terá, então, condições de perceber se você investiu na direção certa para o enriquecimento de seus atributos inatos. Um eclipse solar neste signo, em 26/1, marca um ponto de inflexão em suas relações com o mundo. Algumas prioridades serão forçosamente revistas.


Saúde

Entre 10/1 e 2/2, Mercúrio, o signo dos médicos e dos remédios, retrograda em seu setor de saúde, caracterizando situações que demandam trabalho. Tratamentos médicos poderão ter de ser revistos e a volta a um médico antigo pode ser a saída. Este é o mês certo para iniciar mudanças que tenham um impacto positivo em sua saúde. Com três astros transitando Capricórnio, evidentemente os órgãos regidos por este signo prevalecem em termos de cuidados: ossatura, coluna vertebral, joelhos, ouvidos e pele. Excesso de trabalho, clima frio, melancolia e desconfiança serão fatores de piora do estado geral.


Amor

Sem dúvida este é um dos setores que promete mais expansão e interesse em sua vida este ano, com a passagem lenta de Júpiter por Aquário iniciando em 5/1 e abrindo avenidas bem largas para você explorar o amor e as formas de contrato mais diferentes em nome dele.

Mas esta tendência vai ficar ainda mais forte a partir da terceira semana, com o Sol entrando neste signo gregário, sociável e amante das individualidades independentes e que cooperam entre si.

Mercúrio vai movimentar seu pendor romântico. Pessoas do passado, que já mexeram com seu coração, podem voltar. Esta noticia pode levar você a reavaliar sua vida sentimental atual. A retrogradação deste planeta reserva algumas reflexões íntimas importantes para você definir rumos. Não só uma pessoa do passado pode ressurgir das cinzas, mas você também pode se sentir repentinamente curioso a respeito de uma pessoa que já amou no passado ou com quem teve um relacionamento especial. Daí para ir atrás é um passo.

Mercúrio também sugere que você terá de escolher se vai ou não se envolver com uma idéia ou projeto do seu par, no qual ele depositou suas esperanças. Provavelmente, terá de fazer isso agora se quer seguir adiante com esta pessoa. Mesmo que você considere a possibilidade de que as pessoas devam ser livres para tomar suas decisões com independência, há um limite para isso. Nenhum compromisso de futuro quer dizer muita coisa neste momento e o resultado você pode ter, de modo pouco amistoso, nos dias próximos do eclipse solar de 26/1, um tipo de situação extrema em que é preciso definir relações em médio e longo prazo.

Você se inclinará mais a viver relacionamentos que tenham a dose exata de aventura e companheirismo, cumplicidade e realismo. Não se espante se aparecer alguém um pouco mais conservador ou mais velho, que vai balançar seu coração. Porém, Saturno anuncia que precisará haver ajustes entre o que você pode fazer, fique de olho entre 22 e 30/1.

Um importante exercício para bem conviver em janeiro será distribuir o poder e atenção com quem ama; todo mundo tem o direito de brilhar de vez em quando, inclusive seu parceiro. Se você não respeitar isso, espere problemas sérios no final do mês. Todo mundo precisa sentir que suas diferenças são respeitadas e que não são obrigados a seguir a sua autoridade, que também pode ser confrontada. Este é o centro dos problemas que você enfrentará no final do mês, se não respeitar a liberdade de seu parceiro.


Finanças

Cooperar para ganhar mais respeito, aprimorar-se para alcançar responsabilidades maiores de vida, aprender a assimilar as urgências da realidade em seu dia-a-dia, ganhar autonomia no cuidado com sua própria vida; são alguns dos alvos privilegiados para janeiro, enquanto o Sol transita o persistente, disciplinado e firme Capricórnio.

Outro fato digno de nota este mês é que Mercúrio retrograda (de 10/1 a 2/2), sinalizando que você terá de rever o trabalho - as tarefas pendentes e as que foram finalizadas talvez apresentem problemas.

Embora você possa perder aliados ou clientes na esteira da minguante lunar de 18/1, Vênus e Marte em bom aspecto de 22 a 24/1 apontam faro especial para antever métodos e práticas que poderá desenvolver, especialmente se associado a colegas e amigos que pensam da mesma maneira que você.

O resto do mês promete muita força e luta para fazer valer suas idéias e provavelmente não encontrar rivais à altura de sua estratégia e capacidade de manejar pressões e desafios. Em todo o caso, vale lembrar que Marte em Capricórnio e Júpiter em Aquário estimularão você mais do que nunca no trabalho, o que pode significar uma tendência excessiva a mandar nas pessoas e ser autoritário. As rivalidades tendem a se tornar mais e mais agudas conforme o mês for terminando. O eclipse solar em Aquário provavelmente culminará com um impasse que exigirá uma solução imediata e que talvez envolva você, um sócio, um parceiro ou cliente. Mas em qualquer dos casos, as coisas não poderão mais ser mantidas na mesma tensão surda e sem regras claras e atribuições justas.

Na segunda quinzena, concentre sua atenção no aprimoramento de seus talentos - esses não podem ser roubados por ninguém ou abalados por crises internacionais -, pesquisando seus dons mal empregados, podendo até criar alternativas práticas.

Trabalhe duro este mês, para se preparar para um ano em que será colocado diversas vezes no palco de decisões importantes de sua empresa ou mesmo à frente de seus negócios.


Compartilhe:


    TUDO SOBRE SIGNOS


    Hospedagem: UOL Host