Durante este ano, você esteve inventivo, mais confiante e otimista. Você se arriscou em outras paisagens existenciais e o resultado deste movimento em direção a uma vida melhor deve ter começado a se fazer sentir a partir da entrada de Saturno em Virgem. O planeta da estruturação veio estabilizar aquelas escolhas que Júpiter em Capricórnio apontou a você, assim como Urano em Peixes teve relação com novas visões, aspirações e alvos a conquistar. Quando ambos os planetas (Júpiter e Saturno) atuaram juntos, em trígono por volta de setembro e outubro, provavelmente você tomou decisão importante em algo que terá conseqüências positivas por vários anos.
Mudanças e reviravoltas poderão acontecer em dezembro, algumas delas para melhor. Você precisa estar aberto para ouvir o que alguém irá propor a você entre 7 e 15/12, pois neste período o Sol conjunto a Marte (5/12) e Mercúrio sextil Netuno (7/12) anunciam garra e foco, mas também muita imaginação e abertura para captar tendências, e sensibilidade com o seu ambiente imediato.
O trânsito do guerreiro do zodíaco, Marte, por um signo esperançoso, mas interessado em um monte de frentes diferentes como Sagitário acaba dificultando sua relação com o mundo e com as pessoas. Elas passam a ser menos cooperativas com seus projetos e desejos, deixando-o um pouco perdido em relação ao que esperar delas. Esta tendência aumenta progressivamente até o final do ano e só mesmo com espírito esportivo e jogo de cintura você poderá superar as frustrações deste período. Lembre-se que estes também são os atributos de Sagitário, um signo bicorpóreo, ou seja, em que o movimento que a empurra as ações obedece uma dinâmica oscilante, pouco focada e volátil, adaptável aos ventos que vêm e vão. Assim também tem de ser você em dezembro, para extrair o melhor e fugir do pior de um cenário astral difícil para seu jeito espontâneo de ser. Dito isso, vale a pena anotar as datas mais felizes e promissoras do mês, em matéria de assuntos pessoais: 13, 16, a véspera de Natal (24/12), e de 27 a 31/12.
Um novo mês lunar começa em 27/12 e ele promete vida mais fácil para você, pois acontece no signo irmão de Capricórnio, industrioso e eficiente, movido à ambição e estimulado a alcançar alvos concretos. Marte entra neste signo no mesmo dia, reforçando a promessa de direcionamento claro, espiritualidade sólida e confiável e capacidade de ver a vida com objetividade. Vênus, que rege seu signo, encontra Netuno dando aquela nota idealista e bonita a seus propósitos de vida. Você vai escolher alvos possíveis e estabelecer estratégias corretas para alcançá-los e, neste ponto, sua experiência de vida e os reveses que sofreu serão as balizas para o sucesso. Será um final de ano agradável, sem grandes pompas, mas com muito sentimento de carinho, apoio e união será o melhor jeito de entrar em 2009.
Saúde
Em dezembro, você pode estar mais sensível, e o lado emocional vai desempenhar papel preponderante na sua saúde. Conflitos nos relacionamentos com parceiros, colegas e sócios tendem a tirar você do eixo. Organize um programa de desintoxicação entre 10 a 15/12. Aspectos tensos envolvendo seu regente, Vênus, podem significar mais cansaço e menos disposição para fazer as tarefas de sempre. Vênus rege os doces e, se você controlar a ingestão de açúcares, se sentirá muito mais disposto. Meditação, alimentação regrada e ar puro irão ajudar a superar esta fase com sucesso, deixando você pronto para curtir as festas de final de ano.
Amor
Orientação intelectual e crenças semelhantes são os elementos que irão fazer você se mobilizar mais em dezembro, no campo afetivo e amoroso. Viagens, por exemplo, se tornam mais atraentes agora e você poderá encontrar alguma tranqüilidade com seu amor fugindo para um local gostoso, de preferência a montanha, em que possa observar a confusão de longe, cercado de beleza por todos os lados.
Vênus em Aquário e Mercúrio em Capricórnio (este após 12/12) reacendem sua curiosidade e interesse pelos horizontes novos, inexplorados. Será exatamente neles que o amor poderá renascer e introduzir mais intensidade em sua vida. Em outras palavras, para viver em toda a plenitude a sensualidade de dezembro, você deve quebrar a rotina, buscar a natureza, apostar na inovação e na inventividade, abrindo-se para novas vivências.
Marte em Sagitário adicionará mais tempero na vida amorosa e sexual. Marte provoca você e o desafia a curtir momentos de prazer com seu amor. Você vai poder soltar toda a criatividade e compartilhar romantismo e camaradagem com alguém que poderá se tornar muito mais do que uma presença agradável, alguém que fará você sonhar e tocar com mais emoção a sua alma.
Um período ótimo começa logo depois da Lua minguante em Virgem, em 19/12. Para os taurinos a fim de um amor, a pedida será aceitar todos os convites para as festinhas de final de ano da empresa, sua e de seus amigos e conhecidos.
No final do mês, verá algumas mudanças na vida doméstica. Não misture cotidiano com amor, principalmente amor novo, para não ter de se haver com gente fofoqueira que só está interessada em ver você sozinho no final do ano. Faça seus planos discretamente e se prepare para uma virada boa, ao lado de alguém agradável e que vai inspirá-lo.
Finanças
Marte em Sagitário e Urano em Peixes enviam vibrações fortes que irão acabar com a mesmice no campo profissional em dezembro. Inventividade, coragem e senso de oportunidade para escolher o melhor caminho serão essenciais para você se situar bem. Júpiter continua ampliando sua possibilidade de expandir a carreira por meio de cursos e estudos. Uma boa idéia é apostar em um curso na semana inicial de dezembro.
A partir de 7/12, seu regente Vênus ingressará em Aquário. Neste momento, sua capacidade de lutar por seus interesses dependerá de muita diplomacia, constância e bom gosto. Sorria e aceite convites. Antes que o planeta saia de Aquário, ele formará aspecto com Netuno (27/12), que está há anos transitando seu setor de iniciativas de futuro. Uma reviravolta pode acontecer, por isso esteja preparado para usar toda a sua intuição, senso prático e capacidade de captar as tendências do momento. Tudo pode melhorar de uma forma inesperada na primeira quinzena. Atenção para iniciar algo novo em seu trabalho. No fim das contas, tudo isso é resultado de cortes e ajustes originados em outubro e novembro últimos, quando Saturno e Urano se opuseram.
Um momento delicado de escolhas acontece na semana posterior à Lua minguante em Virgem (19/12). Reflita bem antes de tomar uma decisão que implica aceitar uma carga maior de serviço. Pode ser que você esteja superestimando sua capacidade de trabalho. É bom para concluir tarefas, até mesmo prestar concurso, receber uma incumbência que ressalte seus dotes e capacidades, mas não exagere. Vênus e Netuno pedem um quê de idealismo e poesia em seus objetivos profissionais.