UOL HoróscopoUOL Horóscopo
UOL BUSCA

   
Horóscopo de outubro de 2007 por Barbara Abramo

Escorpião - 23/10 a 21/11


Outubro é o mês certo para se dedicar ao exame de consciência e ao equilíbrio psicofísico em geral. Atravessando o período de interiorização que caracteriza a passagem do Sol por seu signo oposto, você tem mais condições de analisar erros passados e entendê-los. Mês para ficar mais consigo e mergulhar fundo na autocompreensão, outubro privilegia contatos sociais mais sérios e profundos do que os superficiais, que quase nunca estão na lista de prioridades do escorpionino. É o primeiro passo para superar as armadilhas que você mesmo se coloca, especialmente aquelas de origem emocional, social e ligada a relacionamentos, um tema caro ao signo de Escorpião.
128K

O planeta regente deste signo, Marte, estará transitando os primeiros graus de Câncer durante o mês de outubro. Para você, a energia emotiva deste signo é facilmente compreendida e não haverá muito problema em integrar sua vontade de expandir horizontes, seguindo impulsos e inspirações, levado pelo pressentimento de que poderá ser mais feliz em algum outro lugar quebrando a rotina ou buscando respostas para muitas dúvidas filosóficas, em uma religião, filosofia ou corrente espiritual. A presença de Marte em um signo de ação e de reação rápida como Câncer configura alguns problemas de comunicação e expressão no meio ambiente imediato. O importante será modular seus impulsos e suas certezas, nascidas de sonhos ou pressentimentos, para canais como a literatura, a poesia e a arte em geral. Mas é importante não desconfiar de suas intuições e impressões. Anote-as, ao menos, para posterior avaliação e checagem.

O lado mental e intelectual receberá mais atenção e alguns escorpioninos poderão estudar um assunto, aprender uma habilidade e até fazer uma viagem rápida para um lugar diferente. Os irmãos dos escorpioninos recebem grande destaque nesta fase e, se puder fazer algo por eles, é a melhor época para isso.

Quando o Sol ingressar em Escorpião (23/10), você começa a fase mais quente e iluminada do ano, tanto para a atividade mais intensa, quanto para estabelecer seus meios de atingir os objetivos que deseja conquistar. A Lua cheia em Touro (26/10) sinaliza mais consciência de quem você é o que pode ou quer trocar com o mundo. Em termos de realização pessoal, é uma das melhores épocas do ano.

Saúde
Aproveite o tempo em que o Sol estiver transitando Libra para resgatar as forças perdidas. O período é de certa fragilidade orgânica e sensibilidade emocional e o melhor seria se poupar, ao menos até que ocorra a Lua nova em Libra (11/10). Nestes primeiros dez dias do mês, a melhor pedida é diminuir o ritmo das atividades no mundo lá fora.
A saúde pode ficar mais frágil durante todo o mês e você precisará cuidar dela direitinho. Em que pese a contumaz resistência física deste signo, é bom averiguar qualquer mal-estar. E conte também com alguns mal-entendidos com os médicos, já que o planeta que os rege estará vibrando de modo arrevesado neste mês. Marte, que comanda sua saúde, também tem algo a ver com isso. O maior problema podem ser as mudanças bruscas de temperatura, as inflamações virais que atacam o estômago. As emoções mal digeridas terão forte influencia em sua saúde.

Amor
Muita gente não vai aceitar seus motivos ou explicações para agir em outubro e você também não conseguirá se explicar sem apelar para o lado emocional dos outros. Nem todo mundo funciona como você e essas diferenças virão à tona de forma aguda em outubro. Cisões nascidas de visões de mundo diferentes vão acontecer. Lembre-se de que Marte em Câncer tem tudo a ver com isso. Sua trajetória em Câncer segue até novembro, portanto tenha paciência, pois haverá meios de se explicar mais tarde.

Mercúrio, o planeta do raciocínio prático e da inteligência aplicada, estará retrógrado em boa parte do tempo, de 12/10 a 2/11. No signo sociável de Libra, o planeta sugere pensamentos e preocupações ligadas a relacionamentos e à vida social. A retrogradação, por ser um movimento de retirada que estimula o reexame e introverte a comunicação, sugere que outubro será um mês recheado de observações e muita discrição pessoal. Um período para se calar, mais do que para se expressar.

Apesar disso, na semana subseqüente à Lua crescente em Capricórnio (19/10), alguns escorpioninos poderão voltar a se sentir mais seguros e estimulados a melhorar a comunicação com o meio e até a fazer graves confidências a algumas pessoas mais próximas. Mercúrio sextil Saturno (18 a 20/10) fortalece ainda mais esta tendência. Por meio do dialogo sério e profundo, você poderá perceber os limites da afetividade das pessoas, porque elas existem. Nem todo mundo vai, como você, até o inferno em nome de um sentimento.

Depois, com a Lua cheia em Touro (26/10) tem início uma das melhores fases para se reconectar com as pessoas, pois os eventos comuns e rotineiros da vida o estimularão a participar mais da vida social. Esta fase se estenderá até meados de novembro e será caracterizada por mais extroversão, capacidade de prestar atenção aos desejos e necessidades alheias, paciência e persistência para investir nos relacionamentos e mais desejo de se relacionar. É claro que toda esta inclinação vai ajudar você a se relacionar melhor com qualquer pessoa em geral e, particularmente, com os parceiros de vida (o conjugue, o namorado estável) e com os seus clientes, sócios e parceiros de negócios. Apesar de tudo isso, Mercúrio permanece retrógrado até 2/11, estendendo o caráter discreto e desconfiado que a natureza do escorpionino já possui. Será um tempo de avaliações e reavaliações. Mesmo porque, com Vênus em Virgem, é difícil que você se sinta muito inclinado a viver tórridas paixões. A sensualidade estará desabrochando, mas os contatos sociais e as amizades falarão mais alto dentro de você.

Finanças
Expandir os negócios e ceder à pressão por mudanças são os parâmetros para seguir em outubro. Com Marte, seu regente, dominando a cena em Câncer e a tensão entre Júpiter e Urano acirrando as disputas na primeira quinzena, você vai ser obrigado a crescer, mesmo que fragmentando o controle sobre certas tarefas ou seu trabalho.
As finanças refletirão esta tensão durante todo o mês.

A primeira quinzena traz também gastos inesperados com filhos, se você os tem, ou com algo relacionado a eles. Alguns escorpioninos terão de, efetivamente, subvencionar algum dinheiro para um filho que pretende se libertar de algo ou iniciar um projeto novo de vida.
Outros escorpioninos estarão atentos ao que se passa em sua área e naturalmente buscarão trabalhar em um nível mais amplo, correspondendo-se com colegas e seus pares ao redor do país ou do mundo. Os dias 10 a 13/10 serão muito produtivos neste sentido. Nesta mesma semana, comece a ter mais cuidado com os documentos e a papelada relativa a negócios e contratos, pois a dispersão tende a aumentar e os negócios prometidos por sócios e parceiros podem não sair na hora esperada, como indica Mercúrio, que começa a retrogradar em Libra até 2/11.

Se os assuntos de dinheiro, relacionados a parceiros, sócios e clientes, fica conturbado na segunda quinzena, você pode contar com seu poder de realização e tocar a vida financeira com sucesso naquilo que depende somente de seu esforço pessoal. E até Júpiter sextil Netuno (24 a 30/10) indica que deve arriscar um pouco mais num sonho ou pressentimento nesta área. Vá trabalhando nisso até dezembro, pois quando este mês chegar, você poderá desenvolver melhor a idéia.

TUDO SOBRE SIGNOS