UOL HoróscopoUOL Horóscopo
UOL BUSCA

   
Céu de outubro de 2009 por Barbara Abramo

Clima de polarização abre outubro e traz, para o primeiro plano, soluções de urgência, especialmente no que diz respeito ao campo político. Conforme anunciado mês passado, o Brasil deveria enfrentar problemas no front diplomático, como o de Honduras. Essa polarização pode ir até a Lua minguante em Câncer, que ocorre em 11 de outubro. 

 
Decisões tomadas sob pressão serão o tema do período que começa com a Lua cheia em Áries, em 4 de outubro, e cria um cenário astral explosivo e conflituoso ao extremo em termos globais e internacionais, e termina com a referida minguante. Áries é um signo de lutas, guerra e competições e é possível que as promessas belicosas anunciadas no mês passado terminem por se realizar de 4 a 14 de outubro. Concorre para essa apreciação o complicado cenário astral do período. 
 
Uma forte oposição entre Vênus e Urano nos dias 9 e 10 de outubro anuncia oscilações econômicas e comerciais e reviravoltas inesperadas em acordos diplomáticos. A seguir, o planeta da comunicações Mercúrio tensiona Plutão nos mesmos dias e configura desentendimentos, pressões e ultimatos. Correios e bancos são tema relacionado a Mercúrio, assim como ventanias (no Sul do país) e problemas de locomoção. Correios e bancos entraram em greve no mês passado. Agora, o medo de que algo possa fugir do controle nessas áreas vai determinar maior pressão e os grupos e autoridades poderão se enfrentar de verdade. 
 
O clima astral só vai se tornar mais ameno realmente depois da Lua minguante, quando os espíritos mais desarmados buscarão um desfecho razoável para as crispações anteriores. Mas é bom lembrar que Câncer, signo em que acontece a Lua minguante, diz respeito a massas, patriotismo e sentimento, duas variáveis difíceis de controlar. Não apenas Honduras, mas também tensões envolvendo Irã, Afeganistão e Coréia, fronts em que as tendências beligerantes estão mais acirradas, tornam-se pontos explosivos em potencial até 12 ou 13 de outubro.
 
Sobre o problema hondurenho, é bom que o Brasil tome uma diretiva antes de 16 de outubro, pois a partir dessa data Marte entra em Leão, onde permanecerá até junho de 2010. Nesse prolongado período, Marte, o planeta da guerra, ativará muito o mapa astral do Brasil. O período acarreta em promessa de mais envolvimento e disputas com países vizinhos, desentendimentos na política diplomática e inclinação a marcar posições cada vez mais expressivas na política internacional e que terão ligação com o conceito de “honra nacional”. Eventualmente, o esporte seria o melhor campo para autopromoção, recebimento de glórias e reconhecimento. O Brasil, no entanto, vai ter atrito com outros países até junho de 2010, pelo menos. A compra dos aviões de guerra da França ficará sob o ritmo das retrogradações de Marte também. 
 
Depois da minguante lunar, somos brindados com dois aspectos poderosos e positivos envolvendo Vênus, Marte e Saturno de 11 a 16 de outubro. Esta é uma boa época para formalizar compromissos com base em responsabilidades compartilhadas e, ao mesmo tempo, chamar à contenção de excessos. Aí reside a chance para uma paz selada entre Honduras, Brasil e OEA, por exemplo, assim como um limite de contenção suportável nas negociações internas no campo político de Honduras.
 
A lunação em Libra, em 18 de outubro, é, sem dúvida, o diferencial do mês. Sol e Lua neste diplomático signo e em ótimo aspecto com Netuno mostram uma tendência geral para passarmos uma borracha sobre todas as divergências e diferenças, até mesmo fantasiando uma paz inexistente. Se não forem bem superados, os problemas apenas serão mascarados, algo que é da ordem de Netuno. Contudo, a aspiração geral por um mundo sem injustiças, dores e guerras pode ser altamente inspirador e embalar políticas internacionais numa linha menos beligerante.
 
No tempo em que esta lunação vigorar, até a próxima Lua nova em novembro, o mundo das artes visuais, moda e música irá florescer. Em cada setor, o trígono entre Lua, Sol e Netuno da lunação em Libra se fará sentir num período de cerca de quatro semanas. Por exemplo, poderemos assistir a uma retomada de projetos sociais internacionais, o movimento de migração internacional também se tornará mais ativo, haverá muita chuva, com tempestades elétricas, ao mesmo tempo em que as pessoas estarão mais sensíveis a correntes ideológicas e da moda (movimentos pacifistas podem se disseminar e se tornar mais poderosos) e assim por diante.
 
Para o Brasil, a lunação em Libra também será um importante marco, pois delimitará popularidade, sucesso e prestígio. Essa previsão será mais verdadeira se o Brasil se aliar a outro país que tenha uma postura justa em matéria de política internacional. Daí até 25 ou 26 de outubro, o Brasil pode marcar muitos pontos, não apenas no campo econômico, comercial ou diplomático. A série de bons aspectos envolvendo Sol, Mercúrio, Júpiter, Netuno e Plutão acenam com promessas de fluidez, bons negócios, prestígio, agilidade e senso de identidade marcante. Este é realmente um dos ótimos períodos do ano para o Brasil. 
 
Os feitos, ações, erros e acertos do governo federal ganharão mais destaque a partir de 23 de outubro, mais ou menos perto da data em que o Brasil terá de tomar a dianteira numa questão que envolve de novo política internacional. Será importante que o executivo e o primeiro escalão do governo fiquem bastante cientes de qualquer erro, fraqueza ou escorregão, que serão multiplicados por mil em termos de impacto e conseqüências a partir dessa data. De muitas maneiras, isso pode contribuir a favor ou contra as aspirações eleitorais dos grupos em torno do governo federal. 
 
Em 25 de outubro, com a Lua crescente em Aquário ativando a alma nacional e trazendo ainda mais popularidade e destaque para o Brasil, Sol e Plutão formam um aspecto fluente, e Mercúrio em trígono a Netuno intensifica tendência a bons acordos comerciais e reconhecimento do poder. No Senado, medidas importantes e acordos serão selados nesta época. 
 
Finalmente, nos últimos dias de outubro, chegará a novidade: Saturno entra em Libra, onde permanecerá por dois anos. A última vez que isso aconteceu foi nos anos 80. Mudança de regras, acordos políticos em geral serão bons para amadurecer os povos sobre a necessidade de um caminho pacífico, pois Libra é o signo da paz. Para isso, pode haver até guerras. Mas esta é uma outra história, que fica para o mês que vem. 
 

Compartilhe:



    HORÓSCOPO DO DIA
    por Barbara Abramo
    Áries
    21/03 a 20/04
    Touro
    21/04 a 20/05
    Gêmeos
    21/05 a 20/06
    Câncer
    21/06 a 21/07
    Leão
    22/07 a 22/08
    Virgem
    23/08 a 22/09
    Libra
    23/09 a 22/10
    Escorpião
    23/10 a 21/11
    Sagitário
    22/11 a 21/12
    Capricórnio
    22/12 a 20/01
    Aquário
    21/01 a 19/02
    Peixes
    20/02 a 20/03
    TUDO SOBRE SIGNOS

    Hospedagem: UOL Host